quarta-feira, 23 de junho de 2010
Cruz e Suástica Durante a II Guerra Mundial todas as aeronaves da Luftwaffe na linha de frente apresentavam a Balkenkreuz (Cruz da Wehrmacht) e a Hakenkreuz (Suástica). A Balkenkreuz localizava-se na parte traseira das laterais da fuselagem, mais especificamente entre o cockpit e a cauda do avião, e também nas partes inferior e superior das asas; a Hakenkreuz aparecia exclusivamente na cauda do avião (deriva vertical) em ambos os lados. Do inicio da guerra (set/1939) até a rendição da Alemanha em maio de 1945, houve algumas alterações nessas insígnias, como podemos observar na tabela abaixo. A Hakenkreuz ou Suástica era o símbolo do NationalSozialistische Deutsche ArbeiterPartei (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) ou simplesmente NSDAP. Adolf Hitler quando jovem, fazia parte do co-ro de uma igreja católica que era freqüentada por sua família. Suspenso sobre o altar desta igreja, havia uma cruz semelhante a Suástica. Acredita-se que Hitler tenha adaptado este símbolo do cristianismo para o seu movimento. Outra explicação pouco provável, está na mitologia nórdica. Thor, o deus da guerra e do trovão, era simbolizado por quatro relâmpagos estilizados que saiam de um ponto em comum, e cuja aparência asseme-lha-se à Suástica. No entanto, as origens deste símbolo milenar datam de muito tempo atrás, antes de ter sido adotada pelo mo-vimento nazista, a suástica era considerada um símbolo sagrado de boa sorte e de saúde na Europa pré-cristã e em muitas outras culturas pagãs em todo mundo, incluindo as orientais, egípcia e tribais das Américas. A palavra suástica origina-se do sânscrito (svastika) que significa "um sinal de boa sorte". Existem milhares de símbolos da suástica espalhados pelos quatro cantos do mundo e o mais antigo de todos, até hoje conhecido, data do ano 12.000 a.C. Além da Balkenkreuz e Hakenkreuz, a maioria das aeronaves da Luftwaffe também apresentava em sua fuselagem, o código do combustível utilizado. A função deste código era de identificar o tipo de combustível. Ele aparecia no interior de um triangulo amarelo ouro com bordas laterais brancas, localizado próximo a tampa do tanque, mais exatamente, logo abaixo desta. Alguns tipos de gasolina utilizados pela Luftwaffe eram: A3 (octanagem 80), B4 ou 87 (octanagem 87) e C3 (octanagem 100); este último era empregado em motores com uma taxa de compressão mais alta.
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