quarta-feira, 23 de junho de 2010

Luftware

Por volta de março de 1935, o "véu do segredo" foi levantado e a nova Luftwaffe apresentada ao mundo. Nessa época as aeronaves militares germânicas ainda utilizavam as marcações civis introduzidas em 1933, sempre apresentando uma seqüência alfabética iniciada pela letra "D" de Deutschland (Alemanha), seguida de outras quatro letras identificadoras. Essas letras eram pintadas na cor preta, formando um belo contraste com a pintura dos aviões - normalmente prata natural (RLM 01), cinza claro ouEssas poucas marcas civis foram consideradas insuficientes para caracterizar as aeronaves de maneira satis-fatória, e em 6 de julho de 1936, foi adotado o uso da Suástica (Hakenkreuz) no lado esquerdo da deriva verti-cal e de uma faixa tricolor (vermelho, preto e branco) - Cores da Velha Prússia e do Império - no lado direito. cinza-esverdeado claro (RLM 02).
Poucos meses depois, em Setembro de 1935, quando todas as tentativas de ocultar a natureza da nova força aérea desapareceram, a forte ligação com o passado foi reafirmada com a inclusão da tradicional cruz militar germânica (a Balkenkreuz) nas cores preto e branco, baseada na antiga marca utilizada durante a I Guerra Mundial. Logo em seguida, uma faixa preta foi adicionda para realçar o original contorno branco. A faixa tricolor também não durou muito, sendo logo retirada e substituída pela tarja vermelha com a Suástica. No final de 1935, a Luftwaffe deixou de utilizar os códigos civis de cinco letras, substituindo-o por um código militar alfanumérico, identificando a Luftkreis (precursora da Luftgau), a Geschwader, o Gruppe, o Staffel e uma identificação individual da aeronave. Cruz e Suástica Durante a II Guerra Mundial todas as aeronaves da Luftwaffe na linha de frente apresentavam a Balkenkreuz (Cruz da Wehrmacht) e a Hakenkreuz (Suástica). A Balkenkreuz localizava-se na parte traseira das laterais da fuselagem, mais especificamente entre o cockpit e a cauda do avião, e também nas partes inferior e superior das asas; a Hakenkreuz aparecia exclusivamente na cauda do avião (deriva vertical) em ambos os lados. Do inicio da guerra (set/1939) até a rendição da Alemanha em maio de 1945, houve algumas alterações nessas insígnias, como podemos observar na tabela abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário